segunda-feira, 7 de junho de 2010

PPA`s - Programa de Preparação para Aposentadoria – Um estudo de caso.

RESUMO

Na era da informação nosso dia-a-dia se tornou muito mais turbulento e atarefado devido às exigências do mercado hoje que não é mais local e sim global. Ficamos presos em uma rotina de trabalho incessante, que, já estamos tão acostumados, que sem ela nos sentimos vazios, parados, improdutivos. Ao chegar na hora de nos aposentar nos vemos em uma situação de ter que planejar tudo de novo toda outra vida que não existia antes, pois agora existirá mais tempo livre.

Diante desta situação se encontrava diversos profissionais que, acostumados com uma rotina pesada de tarefas ficam inseguros na hora da aposentadoria. A aposentadoria deveria ser um período de comemoração, mas algumas vezes ela se torna um fardo para algumas pessoas que não sabem o que farão sem seus trabalhos.

Os Programas de Preparação para Aposentadoria surgiu com o intuito de auxiliar os profissionais nesta passagem da vida profissional para a aposentadoria. Como uma forma de apoio, estes programas vieram para preparar melhor o profissional que, acostumado a mais de 40 anos trabalhar, não sabe o que fazer diante de tanto tempo livre.

Este artigo tem como objetivo conceituar os Programas feitos nas organizações para preparar as pessoas para sua aposentadoria. Serão abordadas as causas e os efeitos de uma aposentadoria mal preparada, e o que podemos fazer como profissionais de Recursos Humanos para auxiliar esta passagem.

Além disto, este artigo trará um caso de uma Universidade pública que criou um Programa de Preparação para aposentadoria para seus funcionários diante de uma necessidade que era explícita diariamente.

Palavras-chave: Aposentadoria, Preparação, Mudança de rotina.

INTRODUÇÃO

Chega um momento em nossas vidas que começamos a pensar em parar de trabalhar e aproveitar um pouco mais a vida. Significa que o tempo de trabalho já foi cumprido e que está na hora de permitir que o ciclo se renove, permitindo a entrada de outra pessoa para preencher seu espaço. Mas e o aposentado, o que vai ter como atividade agora? Diante de tantas possibilidades de realização é comum que a vivência dessa etapa seja geradora de crise até ser feita uma escolha.

Nos últimos tempos este período tem até se antecipado em prol de jovens que desejam aposentar-se o quanto antes possível para fazer uso de suas vidas a projetos paralelos. Entretanto, este processo da aposentadoria nem sempre é agradável ou esperado, pois nos remete a idéia de que a velhice está chegando, criando dificuldades de aceitação ao processo.

As empresas atualmente, estão desenvolvendo uma nova consciência, onde a qualidade total tem como foco principal o ser humano. Atualmente há maior preocupação com a qualidade de vida de seus funcionários, e de forma abrangente. As organizações percebem a importância de manter esta qualidade de vida não só durante o período ativo do trabalho, mas também em sua aposentadoria.

Costuma-se dizer que a idade determinante do início da velhice é de 65 anos, que é quando, normalmente se encerra a fase economicamente ativa e inicia-se a época em que a pessoa se aposentará.Mas atualmente percebemos que a expectativa de vida das pessoas no brasil aumentou. A Organização Mundial de Saúde, devido a esta mudança, elevou essa idade para 75 anos.

Com isso, podemos perceber que, atualmente, a época em que o indivíduo se aposenta, ele ainda está com muita disposição e vitalidade, fato que há algumas décadas atrás não acontecia com tanta normalidade.

O programa de preparação para aposentadoria consiste em um programa elaborado pelas organizações com o objetivo de preparar as pessoas que irão se aposentar e que não se sentem preparadas para esta fase da vida, já que as mudanças afetam o campo econômico, familiar e social dos indivíduos. O PPA ajuda os trabalhadores a refletir sobre o planejamento dos anos que seguem seu desligamento, destacando a importância da sociabilidade entre familiares e amigos como forma de preencher o tempo e de se adaptar a nova fase de vida. O período pré-aposentadoria exige uma preparação, pois todo aquele tempo que antes era preenchido pelas responsabilidades laborais agora ficará livre. O PPA surge com esta proposta de preparação procurando transformar crise em oportunidade para que o momento da aposentadoria seja feliz.

Este projeto que prepara os profissionais para a aposentadoria surgiu diante de um cenário onde as pessoas ficavam doentes quando se aposentavam devido à ociosidade. Podendo assim ser considerado uma via de aumento da qualidade de vida na terceira idade por fornecer um apoio substantivo para se pensar a vida após o desligamento do trabalho. Além disso, é possível através dele, motivar novos funcionários, pois saberão da valorização dada ao seu trabalho e que futuramente serão eles a receber o programa de preparação como forma de agradecimento pelo tempo investido na empresa.

PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA

São diversas as dificuldades encontradas pelo profissional no momento em que ele vai se aposentar. Podemos falar primeiramente das dificuldades do âmbito psicológico, como por exemplo, a perda do status. Alguns profissionais entram em um quadro depressivo pois perderam o título de diretor, ou mestre, ou coordenador, ou qualquer outro tipo de status que um emprego pode dar. Algumas pessoas vivem em função disso, apesar de saberem que não é saudável. A partir deste contexto surgem as doenças psicológicas que resultam em doenças mais sérias, que com o tempo podem levar até a morte.

Quando a empresa possui funcionários em vias de se aposentar, é importante prepara-los para esta nova realidade, amparando-os, com programas sociais e profissionais, para que possam aprender e escolher qual o melhor caminho a seguir. Se for procurar outro emprego, passar as informações de como fazer da melhor forma, se for abrir negócio próprio, instruir e mostrar como proceder, e no caso de simplesmente aposentar, mostrar como levar uma vida de qualidade.

Outra dificuldade enfrentada pelos profissionais que vão se aposentar ou acabaram de se aposentar é o tempo ocioso. O profissional que não planeja o que irá fazer durante o tempo que estava em seu horário de trabalho acaba tendo conseqüências muitas vezes negativas. É claro que existem casos que o aposentado fica feliz em aproveitar o tempo ocioso, mesmo que não seja para fazer nada. No entanto, com o mundo acelerado que vivemos atualmente acabamos por nos acostumar a viver aceleradamente, cumprindo cada vez mais funções em cada vez menos tempo. Neste caso, a ociosidade para estas pessoas pode resultar em discussões familiares, doenças psicológicas e tristeza profunda com sensação de não ser produtivo.

A possibilidade de ter contato diário com seus familiares novamente implica em algumas questões como aprender a conviver com eles por mais tempo, compreendendo suas manias e seu jeito próprio de ser. O aposentado pode se sentir por vezes sufocado em compartilhar uma relação mais intensa, gerando certo desinteresse.

Além dos problemas de âmbito psicológico, que são muito freqüentes na maioria, em alguns mais profundamente e em outros mais suavemente, existem as questões financeiras a serem enfrentadas. O profissional que não se prepara financeiramente para sua aposentadoria corre o risco de sua renda mensal diminuir. E a aposentadoria que deveria ser um período de descanso, alegria e tranqüilidade se torna em um período de dificuldades e maiores preocupações.

Caso não seja planejado algum tipo de fundo de reserva o nível de vida pode cair gerando infelicidade. O problema é que mesmo com a queda de seus rendimentos, os gastos continuam exatamente os mesmos, senão maiores. A crise financeira pode existir também na fase pós-aposentadoria e isto acarreta muita insatisfação por ter parado de trabalhar.

Outra questão relacionada aos problemas financeiros é a vontade de algumas pessoas em abrir seu próprio negócio ao se aposentarem, muitas vezes pelo motivo de aumentarem suas rendas mensais. Entretanto se estes profissionais não se prepararem para abrir um negócio próprio, ou seja, não possuir nenhuma noção de empreendedorismo ou de uma iniciativa autônoma acreditando que é fácil levar sozinho seu negócio, acaba ao invés de aumentar a renda, indo à falência, e, mais uma vez criando problemas financeiros graves.

Empresas que se preocupam com o futuro de seus empregados acabam gerando uma imagem positiva da organização no mercado. Nessa relação, ela colhe como vantagem a renovação do seu quadro de funcionários, exerce responsabilidade social, gera motivação, aumenta o nível da produtividade, repassa o know-how e provoca uma elevação na qualidade de vida de seus colaboradores.

Problemas financeiros ou psicológicos são apenas algumas das situações que passam alguns dos aposentados que não se preparam para isso. Muito deles passam por situações mais graves, como doenças que ocasionam na morte. Existem depoimentos de pessoas que se aposentaram e simplesmente pararam de se exercitar e perderam suas relações sociais. Acabaram ficando em casa se relacionando pouco com seus familiares sem nenhuma outra atividade. Esta ociosidade e falta de relacionamentos causa uma série de problemas no organismo, e um período que era para ser de aproveitamento e descanso acaba em tragédia.

As empresas começaram a perceber que estes aposentados estavam extremamente tristes em estarem se desligando do trabalho. No primeiro momento a aposentadoria é a mina de ouro esperada por todo um tempo, mas quando chega a hora de saboreá-la algumas surpresas acontecem. Neste contexto as empresas começaram a criar os programas de preparação para aposentadoria para minimizar alguns efeitos negativos da aposentadoria dos que não planejam.

Os programas de preparação para aposentadoria têm como um dos objetivos criar um espaço de reflexão para que as pessoas que irão se aposentar tenham uma maneira de pensar em cima do que irão fazer mais na frente, seja um negócio próprio, uma nova faculdade, uma viagem, o que importa é criar um projeto de vida para que a ociosidade não se torne em um problema.

É importante ressaltar que a ociosidade não é exatamente um problema, pois existem pessoas que se sente muito bem e sem nenhum problema quando estão ociosas. Entretanto, a realidade vivida por nós encara a ociosidade como algo negativo. Pessoas que não fazem nada são discriminadas. Fora isso, estamos acostumados desde cedo com uma vida atribulada, cheia de compromissos, sem tempo para nós mesmos.

Um outro objetivo destes programas é a construção de novos papéis para estas pessoas que irão se aposentar. Elas precisarão de novos papeis pessoais e sociais, pois aquele papel anterior daquela profissão ou daquele cargo ou daquele trabalho ou daquela empresa não existirá mais. É uma maneira de incentivar atividades ligadas a interação social, ao lazer e, principalmente, à saúde.

E não somente preparar o aposentado para criar novos papéis e novas atividades mas também tem o objetivo de informar a pessoa que ira se aposentar ou até mesmo quem já está aposentado como funciona o sistema previdenciário do nosso país. Os PPA`s também tem um papel informativo de regras e leis que nem todos têm acesso.

Como dito anteriormente, estes programas têm como objetivo um trabalho de prevenção, ou seja, trabalhar com pessoas que estão para se aposentar, mas muitas organizações elaboram seus programas de forma que fique aberto à pessoas já aposentados, como forma de troca de experiência e enriquecimento da discussão. É uma forma de alimentar a qualidade de vida das pessoas. Esta preocupação das empresas com os funcionários têm um retorno de imagem positiva muito grande tanto para o publico interno da empresa como para sociedade em geral.

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA DA UERJ

A UERJ possui um programa de preparação para aposentadoria que já ganhou diversos prêmios internos. A área de Recursos Humanos já praticava um programa de prevenção antes da aposentadoria e não sabia. Muitos dos profissionais já aposentados retornavam à organização pedindo alguma oportunidade para retornar como forma de trabalho por contrato por tempo determinado ( que pode ser renovado em até 3 anos). Outros voltavam freqüentemente apenas para rever os antigos amigos e ficavam como se ainda trabalhassem lá.

Com a mudança da legislação muitos profissionais, desde técnico-administrativos a professores tiveram que se aposentar sem esperar para dar espaço aos profissionais mais novos ingressarem na Universidade. O momento foi, para alguns, de pânico, afinal, como se aposentar de um lugar que muitos trabalhavam a mais de quarenta anos?

A partir desta situação vivida pelo RH, entendeu-se que era necessário para a qualidade de vida do servidor e para a vida da Universidade também, elaborar um programa que preparassem estes profissionais a se aposentar. E mais, ajudar também os profissionais que já estavam aposentados que tanto sentiam falta do seu local de trabalho.

A preparação deste programa se iniciou com uma pergunta fundamental: qual seria o objetivo da UERJ, como organização pública, com um Programa de Preparação para Aposentadoria? Por ser uma universidade pública entendeu-se que deveria ser elaborado elaborar este programa não apenas em prol dos servidores internos, mas também em prol da comunidade que de uma forma talvez indireta também era atingida por esse problema.

Iniciou-se o processo de preparação para o programa convidando profissionais que haviam se aposentado até um ano atrás para uma reunião informal para reunir informações sobre quem era o aposentado da UERJ. Para a surpresa geral, descobriu-se que alguns haviam falecido, com menos de um ano de aposentadoria (Constatou-se que não era apropriado não ligar para pessoas que se aposentaram por motivos de saúde).

Estes antigos profissionais, atuais aposentados da UERJ que foram convidados sentiram-se muito orgulhosos em estarem participando de um projeto pela Universidade. Eles tinham orgulho de ter trabalhado lá e contribuído de alguma forma para o êxito da instituição.

As reuniões foram muito ricas em termos de informação no sentido de qual rumo dar ao programa. Quando elas terminaram foi elaborado o projeto a partir das necessidades do servidor. O projeto consistia nas seguintes etapas:

§ Reuniões com aposentados para identificar necessidades;

§ Elaborar o programa a partir das informações reunidas nas reuniões, referências bibliográficas e benchmarking;

§ Buscar parcerias dentro e fora da universidade;

§ Implementação do programa;

§ Acompanhamento do programa;

§ Analisar os resultados através de pesquisas.

§ Dar feedback aos aposentados que contribuíram com os depoimentos nas reuniões.

O programa de Preparação para aposentadoria da UERJ conseguiu sucesso devido as suas inúmeras parcerias formadas com departamento da própria universidade que colaboraram para a execução deste programa. Foi detectado que a grande necessidade do servidor desta organização eram estar de alguma forma fazendo alguma atividade ligada à universidade ou terem coragem e conhecimento para abrir um negócio próprio. Além disso, como necessidade também surgiu a dificuldade em se relacionar com a família 24 horas por dia.

Diante disto foram feitas parceiras com diversos departamentos para oferecer cursos, palestras, seminários sobre os assuntos que à eles interessavam, como por exemplo, iniciar um negócio próprio. Foi criado um espaço com psicólogas para que fizessem atendimento clínico gratuito para pessoas que tivessem vontade de iniciar uma terapia familiar. Foram elaborados, oficinas, cursos de curta duração e alguns até voltaram a estudar para completarem sua escolaridade. Foram elaboradas reuniões com psicólogas, engenheiros, pedagogas, assistentes sociais em grupo para elaboração de um plano de saída pós aposentadoria. Estas reuniões eram extremamente gratificantes, pois era visível a evolução na vida das pessoas quando elas mesmas paravam e sentavam para fazer um plano para suas vidas cercadas de profissionais qualificados que a pudessem ajudar.

O programa foi muito reconhecido por todos na universidade e teve uma repercussão através da comunicação interna muito relevante. Profissionais que estavam para se aposentar iam ao Departamento de Recursos Humanos procurar saber quando começariam as inscrições para os que ainda iriam se aposentar.

A pesquisa de resultados e o feedback para aposentados que colaboraram ainda não foram feitos, mas a procura pelo programa foi muito grande e teve repercussão em toda a universidade.

CONCLUSÃO

Programas como estes mostram como a força de vontade muitas vezes supera a verba necessária para a elaboração de um projeto. Um projeto que foi feito somente com parcerias, que teve uma repercussão enorme, e que pode cuidar um pouco da qualidade de vida dos servidores da UERJ. A satisfação gerada pelas pessoas através do programa contagiou o clima organizacional, e através de programas como o de preparação para aposentadoria podemos valorizar o profissional sem precisar fazer muito.

O Programa de Preparação para aposentadoria se faz de tamanha necessidade, pois não é importante somente para a organização que ganha com funcionários satisfeitos que se sentirão valorizados, é importante também, pois auxilia a comunidade a ultrapassar dificuldades que às vezes nem sabemos que estão lá. Elas apenas existem.

Além de atrair, recrutar, treinar, manter, desenvolver, remunerar, gratificar o funcionário, hoje as empresas devem pensar em como desligar ele da empresa. Pois a imagem de tantos anos será carregada por este funcionário que passará para toda uma comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário