terça-feira, 6 de abril de 2010

Trabalhador motivado: um bem imensurável.


Por Débora Lourenço Carneiro Barbosa
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Como já conhecido por profissionais de Recursos Humanos, motivação é tudo aquilo que nos motiva para alguma ação, ou seja, é a força que move nossas ações para uma determinada direção. E como todo objeto de estudo, a motivação possui teorias que sugere como ela ocorre.

O pioneiro e mais utilizado teórico motivacional é Maslow que sustentou a idéia que existem cinco níveis de necessidades que promovem o nosso comportamento. Como uma pirâmide ele organiza os principais fatores motivacionais, primeiramente a sobrevivência, seguida da segurança, necessidade de pertencer à algum grupo, estima e auto-realização.

McClelland, assim como Maslow, dá destaque ao fator básico da realização e concretização das necessidades básicas, porém fala apenas em três conjuntos de necessidades, segundo ele, adquiridos através das relações sociais, são eles: a realização, a afiliação, e o poder. A realização seria a necessidade de desenvolver-se, buscar a excelência, seguida da afiliação que consiste na necessidade de fazer amizades, obter relacionamentos e ser aceito pelos outros; e finalmente o poder, que pode ser definido como necessidade de influenciar ou dominar os outros.

De uma forma pouco mais completa, Herzberg, apresenta a teoria de dois fatores: higiênicos e motivacionais. Para ele não basta que as pessoas fiquem apenas satisfeitas com seu trabalho, existe ainda estes dois fatores que afetam o desempenho. O primeiro consiste em coisas simples, porém vitais como, salário justo, rotina, boas relações com as pessoas, benefícios, boas condições de trabalho. Já os fatores motivacionais consistem em coisas como desafios, recompensas, auto-realização, responsabilidade.

Para Porter a melhor condição para atingir a motivação é aquela onde as habilidades e energias da pessoa são suficientes para atingir os objetivos da organização onde ela trabalha, e ainda, complementando, quando a organização também oferece os recursos adequados para esta pessoa atingir seus objetivos individuais.

De certa forma as teorias de complementam, e todos os autores apresentam teorias condizentes ao que diz respeito à motivação. Mas quando falamos de pessoas diferentes e organizações diferentes, o que e como fazer para estimular o sentimento de motivação dentro de cada uma delas em cada uma destas?

Estar motivado não é apenas cumprir suas metas dentro do seu trabalho, pois muitas vezes isso ocorre, porém esta pessoa que só cumpre suas metas seria o último a indicar a empresa, ou seus produtos, e assim que surgisse outra oportunidade mudaria de

*Aluna da pós graduação (MBA) em Gestão de Recursos Humanos da UFF (Universidade Federal Fluminense), cursando a disciplina Comportamento Organizacional ministrada por Ataliba Crespo.

emprego. A principal característica em alguém que não se sente motivado é a falta de interesse e compromisso.

Hoje em dia organizações que não se preocupam com o fator motivacional das pessoas perdem competitividade, pois muitas vezes é o nível de motivação das pessoas que determinam sua posição no mercado. No Brasil foi realizada uma pesquisa entre dezembro de 2004 e janeiro de 2005 onde mostrou que apenas 22% dos trabalhadores brasileiros estão motivados, o que nos provoca um prejuízo de 77 bilhões de reais por ano.

Outra prova de que o engajamento dos funcionários decide a posição de mercado de uma organização foi a pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Towers Perrin. Ela percebeu a imensa relação entre o comprometimento das pessoas e a lucratividade das organizações. Através de pesquisas realizadas dentro de bancos, perceberam que os trabalhadores motivados melhoravam o atendimento ao cliente; e nas indústrias, à medida que o nível de motivação aumentava diminuía-se o número de acidentes no trabalho.

Neste sentido percebe-se que a motivação das pessoas possui extrema importância dentro das organizações, ainda que por muitas vezes ela seja totalmente ignorada por alguns gestores. Logo os gestores que possuem papel fundamental neste processo, onde têm a responsabilidade de identificar quando os profissionais encontram-se em sua zona de conforto, resistentes à qualquer tipo de mudança ou inovação. Em muitos casos o gestor inclusive ignora o fato de o funcionário estar motivado, demitindo-o sem saber sua causa, que poderia ser desde um problema em casa, ou uma enfermidade, ou até mesmo sua própria relação com o gestor.

Outro motivo bem comum entre os trabalhadores para o aumento de desengajamento no trabalho é a falta de sentido no trabalho executado. Muitas vezes são tarefas mecânicas e repetitivas onde o trabalhador não sabe por que e para quê está fazendo aquela atividade. Mais uma vez cabe ao líder evitar que isso aconteça e trazer sentido ao trabalho com criatividade e comunicação. Entretanto criatividade e comunicação enfrentam seus problemas também. O primeiro muitas vezes é estimulado no discurso, porém na prática é vetado. E o segundo, a comunicação, que quando não é bem feita pode inverter o sentido que oi falado. A má ou falta de comunicação entre is funcionários e seu líder é também um forte motivo para o desengajamento das pessoas.

Como tratado no início do texto todas as pessoas são diferentes, e por isso cada uma delas possui um fator desmotivador. Pois a motivação é um fenômeno intrínseco, absolutamente pessoal, o que explica que os estímulos funcionarão para uns e para outros não. Um exemplo que podemos citar são os jovens que possuem como principal fator desmotivador a falta de oportunidade de desenvolver sua carreira dentro de uma organização.

No fim, por mais que uma organização esteja empenhada em promover o engajamento das pessoas com seu trabalho não existe uma receita pronta que o promova. Para isso ferramentas de avaliação como pesquisa de clima, avaliação de desempenho, entrevistas de desligamento são fundamentais para traçar um planejamento único para revitalização motivacional de uma organização. O grande desafio para gerar motivação é descobrir o estímulo mais adequado às pessoas de sua organização. Descoberto isto é só colocar a criatividade para funcionar e promover programas que atinjam o objetivo traçado. Vale tudo para engajar os trabalhadores: desde programas divertidos até programas educacionais, ou até mesmo um simples programa de administração do tempo ou de comunicação organizacional. O ponto importante da motivação dentro das organizações é que as pessoas estejam felizes, fazendo o que gostam, ganhando dignamente por isso e tendo orgulho de trabalhar em suas organizações.

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